domingo, 17 de abril de 2016

Testosterona Total e Livre

A testosterona livre ou biodisponível, capaz de interagir com seus receptores, existe em uma quantidade muito inferior a quantidade total corrente no sangue. Isso ocorre por causa de duas proteínas chamada SHBG (sexual hormone binding globulin ou globulina transportadora de hormônios sexuais) e a albumina, responsáveis por se ligar a testosterona e bloquear a conexão do hormônio ao receptor.

A conexão do hormônio ao SHBG é aproximadamente 1000 vezes maior que a Albumina, porém, a albumina está presente mil vezes mais que o SHBG. Então, a atividade delas no corpo é praticamente igual. A distribuição da testosterona ligada no corpo é geralmente 45% com o SHBG e 53% com a albumina. Os 2% restantes ficam em forma livre e na mulher esse percentual é aproximadamente 1%.

Uma proteína de ligação chamada ABP (androgen binding protein ou proteina de ligação androgênica) também ajuda a medir a atividade do androgenio no sistema reprodutor, porém, devido ao fato de ser encontrado exclusivamente nesses teidos não é relevante para o crescimento muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário