sábado, 11 de junho de 2016

02 - Farmacocinética e Metabolismo dos Fármacos

A Biotransformação de Fàrmacos ou Metabolismo de Fármacos é um mecanismo enzimático complexo que tem como objetivo inativar compostos endógenos ativos (hormônios, enzimas, neurotransmissores, etc) e eliminar substâncias estranhas ao organismo (xenobióticos).

A biotransformação são várias enzimas principalmente localizadas no fígado que transformam fármacos, carcinógenos, pesticidas e moléculas xenobióticas em metabólitos ativos ou inativos. Os principais locais são fígado, pulmões, rins e adrenais. Sua meta principais é transformar fármacos lipossolúveis em hidrossolúveis, facilitando a sua eliminação pelo sistema renal. Os 3 objetivos principais são a ativação, potencialização de metabólitos e inativação. Sua reações químicas podem ser divididas em quatro tipos que são a oxidação, redução, hidrólise e conjugação.

O desfecho do processo de biotransformação está dividido em 3 transformações que são o término da ação de uma substância (detoxificar ou inativar compostos), facilitar a excreção (formar produtos mais polares ou menos lipossolúveis) e ativar metabólitos (ativar drogas originalmente inativas, alterar perfil farmacocinético ou formar metabólitos ativos).


Exemplos de Ativação Metabólica

Metabólitos ativos:
Ac, Acetilsalisílico -> Ácido Salicílico
Diazepan -> nordazepam + oxazepam

Metabólitos Tóxicos
Isoniazida -> Acetaminofen

Pró-Drogas (originalmente inativas)
cortisona -> hidrocortisona
prednisona -> predinisolona
paration -> paraoxon

Fases da Biotransformação

Normalmente os fármacos passam pelas duas fases, mas a fase um pode ativar o fármaco, transformá-lo em hidrossolúvel ou inativá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário